A
MiniBio: Sou natural de Piripiri (PI), graduada em Letras e em Pedagogia. Atuo como docente na rede municipal de Diadema há 16 anos e como orientadora de TCC na Univesp. Sou pesquisadora na área de literatura negra (USP).
E-mail para contato: anaurquiza@usp.br
C
MiniBio: Nasci em 1980, em São Paulo (capital). Formada em Pedagogia em 2019 e pós-graduada em Neurociência em 2020, atuo na área da educação desde 2016 e, atualmente, sou professora do ensino fundamental em escola pública. Este livro, A Estrela Mais Brilhante, é dedicado ao meu pai, Antonio Alves Moreira, que nos deixou em 2020, mas fez muito por nós ao longo da vida. À nossa mãe, Teresinha Monteiro Moreira, que é nosso exemplo de mulher e de força, e que nunca nos deixou desistir dos nossos sonhos. E à nossa cachorrinha Jade, que nos ajudou a superar os momentos de saudade e enche nosso lar de amor.
Escreve: Literatura Infantil e literatura juvenil
Produções: A Estrela Mais Brilhante (Editora Letras Virtuais)
E-mail para contato: crismoureira@gmail.com
MiniBio: Filha caçula de uma família com quatro filhos e mãe de duas crianças já crescidas. Nasceu em São Paulo e mora no mesmo lugar onde passou toda a infância e onde conheceu o grande amor da sua vida, seu marido. Foi uma criança “fora da caixa”, com pouco êxito na escola, mas sempre sonhadora. Passou pelo magistério, publicidade e pedagogia, mas só após um trabalho voluntário resolveu voltar para a área da educação. Acredita que a leitura é a forma mais encantadora de transformar o mundo!
Escreve: Literatura Infantil
Produções: Entre cachos, laços e identidade (Dialética, 2024)
E-mail para contato: cristiane.zerino@gmail.com
E
MiniBio: Elayne Cipriano é psicóloga clínica e trabalha com a Psicologia Analítica no atendimento a adolescentes e adultos. Participou da produção e pesquisa do livro-jogo Símbolos do Inconsciente, de Clarissa de Franco. Ao lado de Maristela dos Reis Souza, é coautora do artigo Hades: a morte como processo de transformação e renascimento. Também é uma das autoras do livro de poesia Um olhar e tudo se transforma, organizado por Luiz D’Salles. Apaixonada por mitologia — seus favoritos são Hades e Perséfone —, ama romances clichês, coleciona bonequinhos e divide a casa com dois gatos charmosos: Branquinho e Meg.
Escreve: Poesias e crônicas.
Publicações: Um olhar e tudo se transforma (2004), Editora Clóe.
E-mail para contato: elayne.silva77@hotmail.com
MiniBio: Me chamo Élen Ketleen, sou multiartista periférica e mãe solo. Sempre gostei de escrever, desde os meus 11 anos, mas nunca revelei isso ao mundo — assim como muitas outras coisas que vim a fazer. Sou atriz, dubladora, cantora e compositora e, agora, estou me aventurando a divulgar minha escrita. Sem muitas ambições, mas com muita coragem, acabo de escrever uma crônica que será publicada como livro. Estou animada para compartilhar com as pessoas. Acredito que a arte é libertação — e escrevo para me libertar.
Escreve: Crônica
E-mail para contato: elenketleen4@gmail.com
F
MiniBio: Fernanda Damaceno nasceu em Diadema. É estudante de Pedagogia e entusiasta de psicologia e filosofia. Escreve prosa poética e acredita na arte — especialmente na literatura e no humor — como atos de resistência.
Escreve: Poesia
Produções: Mural das Musas (Asteri, 2025); Eu espero que Deus leia diários porque não sei rezar (ebook Kindle, 2024)
E-mail para contato: frdamaceno@outlook.com
G
MiniBio: Gilda Sabas é indígena da etnia Pankará, da Serra do Arapuá, em Pernambuco. Professora, escritora e artista plástica, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2013) e doutoranda em Ciências Sociais na UNIFESP (campus Guarulhos). Sua pesquisa trata da construção da identidade e da autoimagem dos indígenas Pankará que habitam o contexto urbano de São Paulo.
Escreve: Conto, poesia, literatura infantil/infantojuvenil, artigos para sites, blogs e revistas literárias e cartas.
Produções: Fios do bordado (2023); Mais doce que doce de batata-doce (Legnar Informática e Editora Ltda., 2000), O lixo (Via Sette Editorial, 2001) e Água Doce (Giostri Editora, 2015); Curva da Ladeira (Chiado Editora, 2015) ; Pankará – Indígenas da Serra do Arapuá: nas Aldeias e no Contexto Urbano de São Paulo (Cloé Editora, 2025), do gênero carta.
E-mail para contato: gildasabas.s@gmail .com
J
MiniBio: Janaína Leslão é escritora de alguns dos primeiros contos de fadas a abordarem direitos sexuais e direitos reprodutivos. Teve seu primeiro livro, A Princesa e a Costureira, adaptado para o teatro infantojuvenil , ganhando o Prêmio APCA 2016, da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Como psicóloga, trabalha com questões de sexualidade e gênero desde a graduação na UNESP Assis. Fez especialização em Saúde Mental e Atualização em Violência Sexual na USP. De 2003 a 2008 exerceu a vice-presidência na ONG NEPS- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades. No ano de 2009, em Moçambique, foi voluntária na ONG LGBT Lambda e na pesquisa no uso de contraceptivo em situações de pós-aborto da Pathfinder Internacional. Foi Conselheira efetiva no CRP SP de 2010 a 2016. É servidora pública de Diadema desde 2004 e atualmente exerce suas atividades no SUS, trabalhando com violências interpessoais e autoprovocadas. Livros publicados: A Princesa e a Costureira, Joana Princesa e A Rainha e os Panos Mágicos.
Escreve: Literatura infantil
E-mail para contato: janaina.leslao@gmail.com
MiniBio: Professora da rede municipal de ensino de São Paulo, escritora de literatura infantil e palestrante, atua na educação antirracista e na promoção da cultura afro-brasileira. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento e pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam as identidades negras e indígenas. Foi laureada com os prêmios Luiza Mahin e Nelson Mandela, concedidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo.
Escreve: Obras de literatura infantil e juvenil, inspiração e motivação
Produções: O amor não tem cor (UICLAP, 2021); Akin e sua cor preciosa (UICLAP, 2023); Lute como uma professora negra (UICLAP, 2023); Nala, qual é o pente que te penteia? (2025)
E-mail para contato: josyasca.jc@gmail.com
MiniBio: Juliana é professora, apaixonada pelo universo da educação. Gosta de escrever, ler e ama bater papo com as pessoas. É casada com Ícaro; a história de como se conheceram também daria um livro. Tem um projeto social chamado PraElas, por meio do qual Juliana e suas amigas levam oportunidades e amor a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Escreve: Não ficção; biografia - autobiografia, ficção histórica
Produções: Lições que aprendi com minha mãe (Independente, 2024); De maria até nós: Mulheres do Novo Testamento: suas vidas, nossas histórias (Thomas Nelson Brasil, 2022)
E-mail para contato: julianasantosouza25@gmail.com
MiniBio: Bem, nasci na cidade de São Bernardo do Campo, em outubro de 1977. Mas foi lá que nasci; moro em Diadema desde então. Já são 47 anos nesta cidade que vi se transformar. Sou formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo e também em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp. Sim, a música também é uma das minhas paixões. Estudo piano e clarinete na Casa da Música. Sou professora de língua portuguesa da rede pública estadual e atuo no ensino médio. Sempre gostei muito de ler, e escrever foi um caminho de fascínio e descobertas. Comecei com poemas e, depois, percebi que minha imaginação me levava para as narrativas. Aprecio romances, mas tenho predileção pelos contos, especialmente os fantásticos.
Escreve: Poemas, contos, romance.
E-mail para contato: jumaria77@yahoo.com.br
L
MiniBio: Natural de Jacinto Machado - SC, moro em Diadema há mais de trinta anos. Sou advogada e escrevo desde os doze anos de idade.
Escreve: Conto, poesia, crônica, literatura infantil/infantojuvenil, relatos canções.
Produções: Coletânea dos Escritores de Diadema, Editora APMC (2018); Fragmentos Literários, coletânea, Editora APMC (2019) e Bichos da Cidade e do Sítio, edição independente (2024)
E-mail para contato: mllaide@hotmail.com
MiniBio: Nasci em Santo André, na década de 1970, durante toda a efervescência cultural daquele período. Trabalho como professora do Ensino Fundamental I, mas já fui arquiteta e urbanista, e em meus estudos também passei por Serviço Social, Gestão Escolar e História Cultural. Minha escrita é intimista e reflete a forma como enxergo o mundo, por meio da prosa e da poesia. Tenho também alguns artigos científicos publicados na área de Educação.
Escreve: Prosa, poesia, artigos científicos
E-mail para contato: lu.villanineves@gmail.com
M
MiniBio: Sou professora e escritora, com foco na literatura infantil. Acredito que a literatura é o que torna o ser humano criativo e mais consciente de seus direitos e deveres.
Escreve: Literatura infantil e infantojuvenil, poesia
Produções: Antologia O Beijo (Litteris, 1997); As Aventuras de uma Borboleta Muito Colorida (Bookerang , 2024)
E-mail para contato: osmarinaaraujo67@gmail.com
MiniBio: Escrevo desde os 14 ou 15 anos, começando com diários, depois poesia e, posteriormente, algumas crônicas.
Participei de uma oficina de escrita literária no Centro Cultural Nogueira (Diadema/SP), embora não me recorde a data. Fui premiada duas vezes consecutivas como “melhor crônica” pela Mostra de Artes de Diadema (2022 e 2023). Ainda não tenho textos publicados; escrevo mais como forma de protesto e desabafo. Possuo um blog, porém não o atualizo com frequência.
Escreve: Poesia, crônica e em seu próprio blog literário.
E-mail para contato: milene.paula.mp@gmail.com
MiniBio: Mônica Rodrigues e/ou Mônica Xucuru é uma multiartista periférica — atriz, escritora, educadora, performer e diretora teatral. Licenciada em Artes, é pós-graduada em Voz (PPGAC-USP) e formada em Direção Teatral pela Escola Livre de Teatro (ELT), de Santo André-SP.
Atuou no Programa Vocacional, nas Fábricas de Cultura, no Instituto Fernand Braudel, no ponto de cultura CFRT (em Diadema-SP) e na Escola Livre de Literatura. É atriz há 33 anos e, atualmente, atua como educadora na Rede Sesc-SP.
Faz parte, desde sua origem, do coletivo multiétnico Nhande vae’eté. Colabora em diversas ações sociais, entre elas: Grito dos Excluídos, Cordão da Mentira e Mães de Maio.
Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Artes da Cena, do Instituto Itaú Cultural e Célia Helena (turma de 2024). Estreará seu primeiro livro autoral em 2025.
Escreve: Poesia
Publicações: Antologia - ABCDelas - Poemas, Editora Clóe; entre outras colaborações em prefácios de autores, entre eles Edson Aquino e Marcelo Torres.
E-mail para contato: sendorodrigues@gmail.com
P
MiniBio: Meu nome é Cristiane, sou formada em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo, onde também resido. Sou professora de Educação Básica na Prefeitura de Diadema desde 2017 e escrevi um livro chamado Balada de Frutas, que utilizo como recurso pedagógico em sala de aula com meus alunos, que gostam bastante. No entanto, fiz a impressão manual e caseira do livro e agora busco apoio para sua edição e publicação, para que ele se torne uma obra mais profissional e eu possa apresentá-lo a um número maior de crianças, tanto nas escolas do município de Diadema quanto em outras cidades do Brasil.
Escreve: Literatura infantil e infantojuvenil
E-mail para contato: cristiane.htpc@gmail.com
MiniBio: Bem, eu nasci no Paraná e concluí o ensino médio. Fiz cursos de design gráfico no Senai. Participei de um concurso de livro de poesias que reuniu vários escritores, e o meu poema está lá como prêmio. Durante anos, trabalhei como arte-finalista para gráficas e silks em Diadema. Agora, sou deficiente devido à diabetes e à esclerose... mas estamos aí, na luta!
Escreve: Poesia
E-mail para contato: calielart@hotmail.com
S
MiniBio: Vivo em Diadema a vida inteira e não conheço lugar melhor do que aqui! Escrevo e me vejo como escritora desde os 10 anos. Sou formada em Licenciatura em Ciências com habilitação em Física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Campus Diadema) e atualmente sou mestranda em Física pela mesma instituição. Trabalho com pesquisa e, no meu tempo livre, pratico kung fu, escrevo, ando de patins, faço crochê, leio, aprendo coisas novas e participo de atividades culturais da cidade, como o clube do livro Leia Mulheres em Diadema.
E-mail para contato: julia.carina@unifesp.br
MiniBio: Saysha Guerreiro, natural de Belém do Pará, tem 31 anos e reside em Diadema há mais de seis anos. Escreve sobre aquilo que vive. É estudante de Psicologia e entusiasta de idiomas contemporâneos e clássicos.
E-mail para contato: sayshacristine18@gmail.com
T
MiniBio: Sou nascida em Santo André, venho de uma família nordestina que tiveram poucas oportunidades de estudo. Sou formada Pedagogia com especialização em educação de 0 a 3 anos, neurociências aplicada à educação e neuropsicopedagogia clínica e institucional. Procuro evidenciar em minhas escritas toda a potência e riqueza que as crianças possuem.
Escreve: Literatura juvenil, artigos para sites, blogs, revistas literárias e mini-histórias
Produções: Entre cachos, laços e identidade (Dialética, 2024)
E-mail para contato: thaiss_costa@yahoo.com.br
MiniBio: Thiffane nasceu em São Bernardo e, ainda jovem, mudou-se para Diadema. Apaixonada por tudo que envolve arte, encontrou no teatro sua maior paixão, dedicando-se a essa arte há três anos. Além dos palcos, Thiffane se encanta por música, dança e todas as formas de expressão artística, sempre buscando maneiras de expandir seu talento e sua criatividade. Seu amor pela arte é o que impulsiona seus sonhos.
E-mail para contato: borgesthiffane@gmail.com
V
MiniBio: Nasci na cidade de São Paulo há 53 anos, mas vivi, estudei e trabalhei a vida inteira em Diadema. Sou professora de Educação Básica I, aposentada pela Prefeitura Municipal de Diadema desde 2021. Atualmente, atuo na rede municipal de educação de São Paulo. Tenho diversos títulos publicados, incluindo poesias, literatura infantil e manifestos. No momento, estou finalizando dois ensaios: um sobre minhas vivências com o Alzheimer e outro sobre as interações com meu sobrinho autista.
Escreve: Poesia, crônica, literatura infantil e infantojuvenil, artigos para sites, blogs ou revistas literárias, ensaios
E-mail para contato: vandecadedeca@gmail.com
MiniBio: Vanessa Fortino é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (UNIP). Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de trabalhar com renomados arquitetos, como Oscar Niemeyer e Aflalo & Gasperini. Além da graduação, Vanessa possui pós-graduação em Artes Visuais, Engenharia de Segurança do Trabalho e um MBA em Gestão de Negócios Imobiliários. Atualmente, dedica-se aos estudos e atua como professora oficineira de Artes Plásticas nos Centros Culturais de Diadema. Natural de São Paulo, Vanessa já morou em diversas cidades, estados e até países, mas escolheu Diadema como sua cidade de residência há quatro anos. Encantada com o município, não tem pretensões de sair e se declara profundamente envolvida com sua comunidade local.
Escreve: Obras de não-ficção
Produções: Entre cachos, laços e identidade (Dialética, 2024)
E-mail para contato: vanessa.fortino@gmail.com