A
MiniBio: Sou natural de Piripiri (PI), graduada em Letras e em Pedagogia. Atuo como docente na rede municipal de Diadema há 16 anos e como orientadora de TCC na Univesp. Sou pesquisadora na área de literatura negra (USP).
E-mail para contato: anaurquiza@usp.br
MiniBio: Aparecido José Galindo nasceu em Alagoinha (PE), no Sítio Monte Alegre. Radicado no estado de São Paulo desde 2005, reside em Diadema desde 2013. É graduando em Letras e escritor. Lançou seu primeiro livro, Versos Reversos, em 2012. Escreve poesias, contos e romances. Filho de agricultores, teve contato, ainda na infância, com a arte dos contadores de histórias — algo decisivo para sua formação como escritor.
Escreve: Poesias, contos e romances
Produções: Apito final (Caravana, 2023); Turmalina (Folheando, 2022); O Menino que vendia Pássaros (Clube de autores, 2020)
E-mail para contato: aparecidogalindo@gmail.com
B
MiniBio: Anderson Flávio Joventino, um verdadeiro guerreiro da floresta, nasceu em São Bernardo do Campo no dia 16 de janeiro de 1983. Atualmente residindo em Diadema, é pai dedicado de três filhos que são sua maior inspiração e motivação. Com uma trajetória marcada por diversas experiências profissionais, Anderson já trabalhou em várias áreas, mas foi na música que encontrou uma das suas maiores paixões. No entanto, o que realmente traz alegria ao seu coração é a arte da escrita. Autor de dois livros já publicados, ele está em processo de lançamento de novas obras que abrangem os gêneros romance, ficção e literatura infantil. Cada palavra escrita por Anderson é um reflexo de sua vivência e um tributo à sua ancestralidade, expressando a força e a beleza da cultura afro-brasileira.
Escreve: Romance, ficção e literatura infantil.
Produções: Torre do Destino (Sunny, 2021); O Baú Mágico de Mariana (UICLAP, 2023); Guerreiro da Floresta (Sunny, 2025); O Corajoso Dudu (UICLAP, 2025); Alice Perde a Boca (UICLAP, 2025)
E-mail para contato: andjoventino@gmail.com
C
MiniBio: Morador de Diadema há 27 anos, comecei a escrever poesias por volta dos 13 anos e, aos 19, lancei meu primeiro livro. Desde então, venho me dedicando ao rap, às batalhas de rima e aos saraus. Sou formado em Rádio e TV, com especialização em roteiro e direção. Na escrita, meus focos principais são os debates sociais e as relações amorosas. Atualmente, sou servidor concursado da Prefeitura de Diadema, atuando na área administrativa, e também desenvolvo projetos audiovisuais.
Escreve: Poesia, não-ficção.
Produções: Rio de Versos; Pronto Pra Vazar (Multifoco)
E-mail para contato: caldeira.mth@gmail.com
MiniBio: Escritor, compositor e arte-educador literário, com mais de vinte anos de atuação no cenário cultural de São Paulo e do ABCD Paulista.
Escreve: Conto, poesia, ensaio, novela, romance, literatura infantil e juvenil, roteiro, crônica, artigos, canções, resenhas
Produções: Mínima Lâmina (Córrego, 2020); Algures (Clóe, 2023); O Sonho do Sol (Clóe, 2024)
E-mail para contato: ocarlosh@yahoo.com.br
MiniBio: Carlos Kronemberger, cujo nome de batismo é José Carlos Kronemberger Coelho, nasceu no bairro do Ipiranga, em 28 de setembro de 1964. Durante o curso de Letras, conheceu o poeta Edvaldo Rosa, que o incentivou a escrever e a compartilhar suas histórias no site Recanto das Letras. Foi nesse período que passou a produzir contos e crônicas.
Sua primeira narrativa longa, As Belas & Os Lambretas – Uma História dos Anos Dourados, foi publicada em 2021 pela Uiclap e, em pouco tempo, ganhou mais duas continuações, transformando-se em uma trilogia.
Desde então, Kronemberger escreveu dezenas de histórias, com onze livros publicados até o momento.
Escreve: Conto, crônica, ficção, romance, literatura infanto juvenil
Produções: As Belas & os Lambretas, O segredo do casarão amarelo; O Detetive Adamo Sumbane e o caso do Hotel Astúrias; Aquele Velho Farol, Anastasia, amor e vingança; Querido Cupido; Um romance para o papai; Da cor do chocolate; Conspiração; Romance à moda italiana; Na onda do Rock and Roll, Pequenas Histórias & Pequenas Histórias Assustadoras; Carta para Clarice, lançados pela editora Uiclap.
E-mail para contato: josecoelho@prof.educacao.sp.gov.br
MiniBio: Meu nome é Carlos, nasci em Recife há 61 anos e sou morador de Diadema desde 1969. Estudei no antigo 8º Grupo Escolar, atual Maria Poppovic, e no Filinto Muller. Sou ajustador mecânico, formado pelo SENAI, e cosmetólogo, formado pela FATEC. Há muitos anos, escrevi contos para o site Recanto das Letras, no qual mantinha um perfil ativo. Atualmente escrevo pouco, mas recentemente publiquei um e-book na Amazon.
Escreve: Não-ficção, contos.
Produções: Lições Caninas de Felicidade: A arte de ser feliz sem complicação (2025), Ebook.
E-mail para contato: carlosfoto.moraes@gmail.com
MiniBio: Nascido em 1987, em Diadema, sempre teve paixão pelas palavras e pela comunicação. Formado como auxiliar pedagógico e em tradução, encontrou na língua espanhola sua principal ferramenta de trabalho, atuando como tradutor profissional. Seu amor pela literatura o levou a se especializar em gêneros como aventura, romance e, sobretudo, literatura infantojuvenil — onde se sente mais à vontade para criar e transmitir mensagens inspiradoras. Alegre, comunicativo e um grande entusiasta do trabalho em equipe, Carlos Renato busca sempre novas formas de contar histórias e conectar pessoas por meio da escrita e da tradução.
Escreve: Contos, poesia, roteiros, romances, literatura infantil e juvenil, no segmento de fantasia, aventura e suspense/mistério.
E-mail para contato: carlos13r87@gmail.com
MiniBio: Escritor e roteirista de Diadema/SP, estudou na escola Impacto Quadrinhos e na AIC – Academia Internacional de Cinema. É autor das HQs Reino Vazio: Blecaute (ProAC 2017), Reino Vazio: Sobrevivendo ao Fim (Lei Aldir Blanc 2020), Reino Vazio: A Origem da Vida (Lei Paulo Gustavo 2023), além de Do Outro Lado, Última Chance, Piano Bar e Preço da Alma.
Participou de diversas coletâneas e colabora frequentemente com artistas dos mais variados estilos.
Escreve: Histórias em Quadrinhos
Produções - Independentes: Do Outro Lado (2018); Reino Vazio - Blecaute (2018); Reino Vazio - Sobrevivendo ao Fim (2022); Piano Bar(2021); Última Chance (2023); Preço da Alma (2024); Reino Vazio - A Origem da Vida (2025).
Publicações através de editoras: Liberdade (Editora Skript, 2020); Pândega, (Editora Skript, 2020); Al Azif Necronomicon, (Editora Skript, 2021)
E-mail para contato: claudioalwes@gmail.com
MiniBio: Nasci em 1980, em São Paulo (capital). Formada em Pedagogia em 2019 e pós-graduada em Neurociência em 2020, atuo na área da educação desde 2016 e, atualmente, sou professora do ensino fundamental em escola pública. Este livro, A Estrela Mais Brilhante, é dedicado ao meu pai, Antonio Alves Moreira, que nos deixou em 2020, mas fez muito por nós ao longo da vida. À nossa mãe, Teresinha Monteiro Moreira, que é nosso exemplo de mulher e de força, e que nunca nos deixou desistir dos nossos sonhos. E à nossa cachorrinha Jade, que nos ajudou a superar os momentos de saudade e enche nosso lar de amor.
Escreve: Literatura Infantil e literatura juvenil
Produções: A Estrela Mais Brilhante (Editora Letras Virtuais)
E-mail para contato: crismoureira@gmail.com
MiniBio: Filha caçula de uma família com quatro filhos e mãe de duas crianças já crescidas. Nasceu em São Paulo e mora no mesmo lugar onde passou toda a infância e onde conheceu o grande amor da sua vida, seu marido. Foi uma criança “fora da caixa”, com pouco êxito na escola, mas sempre sonhadora. Passou pelo magistério, publicidade e pedagogia, mas só após um trabalho voluntário resolveu voltar para a área da educação. Acredita que a leitura é a forma mais encantadora de transformar o mundo!
Escreve: Literatura Infantil
Produções: Antes de você nascer (Ases da Literatura, 2023)
E-mail para contato: cristiane.zerino@gmail.com
D
MiniBio: Diaulas Ullysses é Cineasta, produtor, fotoógrafo, cineclubista, escritor e pesquisador de audiovisual - é formado em Direção de Cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André e graduado na Universidade Bandeirante de São Paulo em Tecnólogo em Gestão de Rádio e TV. Inquieto artista do audiovisual da região do Grande ABC Paulista, atua em várias frentes do cinema e vídeo no Brasil. Realiza pesquisa e escritas sobre a memória do cinema do Grande ABC paulista – e possui três obras da coleção “Cinemando por aí!!!”. Como produtor e diretor tem vários filmes realizados e premiados, além de desenvolver formativas de direção e produção em entidades públicas e privadas. E também atua como parecerista/avaliador e jurado em editais e festivais de cinema e vídeo.
Escreve: Não-ficção; literatura técnica.
Produções: Cinemando por aí!!! (2022); Cinemando por aí!!! (2025); Cinemando por aí!!! Santo(2025) Os trabalhadores da Construção da Represa Billings (100 anos) (2025).
E-mail para contato: diaulas.cine@gmail.com
MiniBio: Nascido em São Bernardo do Campo e crescendo em Diadema, me chamo Pedro Valentim, mas sou conhecido como Drek09. Sou rapper e compositor no meio do Hip Hop. Sou também estudante de Filosofia na USP e artista independente desde 2020, me apresentando em diversos shows na região do ABC e em São Paulo.
Além da música, estou produzindo um livro autobiográfico chamado Cartas para Zatrina. Cartas para Zatrina é uma obra híbrida que mistura poesia moderna, prosa poética, cartas íntimas e confissões emocionais. Ao longo de mais de 100 textos, registro os altos e baixos de um relacionamento intenso que marcou minha juventude, refletindo sobre temas universais como o amor, o medo, a ansiedade, a saudade, o amadurecimento e a dor da separação.
Escreve: Poesia, canção, romance, literatura juvenil, biografia/autobiografia
E-mail para contato: pedrovalentim.secretaria@gmail.com
E
MiniBio: Nasci no bairro de Santo Amaro, na capital paulista, e, com apenas quatro meses de idade, meus pais e minhas irmãs se mudaram para o bairro Vila Nogueira. Sou formado em Tecnólogo em Informática para Negócios pela FATEC São Bernardo. O gênero textual com o qual mais me identifico é a poesia. Também sou Guia de Turismo credenciado pela Embratur, com habilitação para atuação regional, nacional e na América do Sul.
Escreve: Poesia
Produções: Luz Sem Destino (2017)
E-mail para contato: frevosim@yahoo.com.br
MiniBio: Elayne Cipriano é psicóloga clínica e trabalha com a Psicologia Analítica no atendimento a adolescentes e adultos. Participou da produção e pesquisa do livro-jogo Símbolos do Inconsciente, de Clarissa de Franco. Ao lado de Maristela dos Reis Souza, é coautora do artigo Hades: a morte como processo de transformação e renascimento. Também é uma das autoras do livro de poesia Um olhar e tudo se transforma, organizado por Luiz D’Salles. Apaixonada por mitologia — seus favoritos são Hades e Perséfone —, ama romances clichês, coleciona bonequinhos e divide a casa com dois gatos charmosos: Branquinho e Meg.
Escreve: Poesias e crônicas.
Produções: Um olhar e tudo se transforma (Clóe, 2024)
E-mail para contato: elayne.silva77@hotmail.com
Emol é continuidade de gente da roça, imigrante e contadora de causos. É natural de Diadema (SP). Sobrevive e trabalha de forma errante, vivendo em moradias ocasionais e temporárias em diversas cidades brasileiras desde 2009. Torcida organizada de futebol, ateliês, barracões de escolas de samba e coletivos de hip hop foram suas escolas de arte, além de diversos cursos livres. É artista interdisciplinar, formalizando seus trabalhos em pintura, intervenções urbanas e textos. Fundou e coordena as ações do Sarau Vai Dar Certo e lançou os zines autorais: ? (2020), Poemas (2011) e POVO - Literatura Hip Hopiana (Antologia, 2007). Faz uso da errância como processo poético e de proposições para ações coletivas, como estratégia para potencializar narrativas contra-hegemônicas.
Escreve: Contos, poesias.
Produções: Poemas (2011); POVO - Literatura Hip Hopiana (Antologia, 2007); ? (2020).
E-mail para contato: emol.12@hotmail.com
F
MiniBio: Fernanda Damaceno nasceu em Diadema. É estudante de Pedagogia e entusiasta de psicologia e filosofia. Escreve prosa poética e acredita na arte — especialmente na literatura e no humor — como atos de resistência.
Escreve: Poesia
Produções: Mural das Musas (Asteri, 2025); Eu espero que Deus leia diários porque não sei rezar (ebook Kindle, 2024)
E-mail para contato: frdamaceno@outlook.com
G
MiniBio: Gilda Sabas é indígena da etnia Pankará, da Serra do Arapuá, em Pernambuco. Professora, escritora e artista plástica, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2013) e doutoranda em Ciências Sociais na UNIFESP (campus Guarulhos). Sua pesquisa trata da construção da identidade e da autoimagem dos indígenas Pankará que habitam o contexto urbano de São Paulo.
Escreve: Conto, poesia, literatura infantil/infantojuvenil, artigos para sites, blogs e revistas literárias e cartas.
Produções: Fios do bordado (2023); Mais doce que doce de batata-doce (Legnar Informática e Editora Ltda., 2000), O lixo (Via Sette Editorial, 2001) e Água Doce (Giostri Editora, 2015); Curva da Ladeira (Chiado Editora, 2015) ; Pankará – Indígenas da Serra do Arapuá: nas Aldeias e no Contexto Urbano de São Paulo (Cloé Editora, 2025), do gênero carta.
E-mail para contato: gildasabas.s@gmail .com
MiniBio: Giules Santiago, natural de Belém do Pará, tem 31 anos e reside em Diadema há mais de seis anos — cidade pela qual nutre grande identificação e onde se sente acolhida. Estudante de Psicologia e Letras, transita pela literatura desde a poesia até romances de ficção e terror, explorando diferentes gêneros e formas de expressão criativa.
Escreve: Poesia, romance, contos.
Produções: https://www.wattpad.com/user/giulessantiago
E-mail para contato: giulessantiago@gmail.com
H
MiniBio: Hudson R. Santos nasceu na Vila Mariana, em 1976. Mora em Diadema desde 1984 e já publicou quatro livros de poesia. Seu quinto livro, AntiNarciso, será publicado no final de 2025.
Escreve: Poesia
Produções: Palavra Soprada (Multifoco, 2015); A Ausência (Editora Paresia); O Reino das Coisas (Isto Edições, 2022); Contra o Sonho (M.inimalismos, 2023).
E-mail para contato: hudson_kadosh@yahoo.com.br
J
MiniBio: Janaína Leslão é escritora de alguns dos primeiros contos de fadas a abordarem direitos sexuais e direitos reprodutivos. Teve seu primeiro livro, A Princesa e a Costureira, adaptado para o teatro infantojuvenil , ganhando o Prêmio APCA 2016, da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Como psicóloga, trabalha com questões de sexualidade e gênero desde a graduação na UNESP Assis. Fez especialização em Saúde Mental e Atualização em Violência Sexual na USP. De 2003 a 2008 exerceu a vice-presidência na ONG NEPS- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades. No ano de 2009, em Moçambique, foi voluntária na ONG LGBT Lambda e na pesquisa no uso de contraceptivo em situações de pós-aborto da Pathfinder Internacional. Foi Conselheira efetiva no CRP SP de 2010 a 2016. É servidora pública de Diadema desde 2004 e atualmente exerce suas atividades no SUS, trabalhando com violências interpessoais e autoprovocadas.
Escreve: Literatura infantil
Produções: A Princesa e a Costureira, Joana Princesa, A Rainha e os Panos Mágicos e A Grande Árvore.
E-mail para contato: janaina.leslao@gmail.com
JOÃO MARQUES
MiniBio: Sou imagem que se desdobra em outras. Gosto dos traços que escapam do óbvio — desses que se insinuam como silêncios cheios de sentido. Carrego comigo livros e exposições, não como troféus, mas como pedaços de mim deixados pelo caminho, para quem quiser seguir os ecos. Entre sorrisos e lágrimas, deixo que cada obra encontre sua própria respiração. E assim sigo: misturando tinta com palavra, riso com reflexão, o lúdico com a lágrima. Me chamam João Carlos de Azevedo Marques — sou feito de Letras, Pedagogia e Artes Visuais. Estou na Prefeitura de São Paulo e, em Diadema, sou servidor e sonhador. Entre protocolos e rotinas, pinto espaços onde cabem mundos.
Escreve: Poesia, contos, crônicas, literatura infantil, infantojuvenil, artigos para sites, blogs ou revistas literárias e ficção.
E-mail para contato: editor.jmarx@hotmail.com
MiniBio: Desde os cinco anos, alfabetizado por sua mãe, José Luís de Freitas escreve como quem respira: por necessidade vital. Apaixonado pela literatura brasileira e inglesa, encontrou nos livros um lar que atravessa tempos e fronteiras. Curioso por natureza, construiu um percurso interdisciplinar, tecendo literatura, educação, cultura, comunicação e tecnologia. Amante do cinema, do teatro e da música, vê na arte o reflexo da complexidade humana — e, na tecnologia, pontes para novas narrativas. Sua trajetória combina tradição e inovação, numa busca contínua por caminhos que conectem palavras, sons, imagens e ideias.
Escreve: Contos e poesias.
Produções: Antologia Poética n°1 (Ebook, 2004); Poebooks Versos Avulsos - Edição eletrônica (2010).
E-mail para contato: reporterze@gmail.com
MiniBio: Professora da rede municipal de ensino de São Paulo, escritora de literatura infantil e palestrante, atua na educação antirracista e na promoção da cultura afro-brasileira. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento e pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam as identidades negras e indígenas. Foi laureada com os prêmios Luiza Mahin e Nelson Mandela, concedidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo.
Escreve: Obras de literatura infantil e juvenil, inspiração e motivação
Produções: O amor não tem cor (UICLAP, 2021); Akin e sua cor preciosa (UICLAP, 2023); Lute como uma professora negra (UICLAP, 2023); Nala, qual é o pente que te penteia? (2025)
E-mail para contato: josyasca.jc@gmail.com
MiniBio: Juliana é professora, apaixonada pelo universo da educação. Gosta de escrever, ler e ama bater papo com as pessoas. É casada com Ícaro; a história de como se conheceram também daria um livro. Tem um projeto social chamado PraElas, por meio do qual Juliana e suas amigas levam oportunidades e amor a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Escreve: Não ficção; biografia - autobiografia, ficção histórica.
Produções: Lições que aprendi com minha mãe (Independente, 2024); De maria até nós: Mulheres do Novo Testamento: suas vidas, nossas histórias (Thomas Nelson Brasil, 2022)
E-mail para contato: julianasantosouza25@gmail.com
MiniBio: Bem, nasci na cidade de São Bernardo do Campo, em outubro de 1977. Mas foi lá que nasci; moro em Diadema desde então. Já são 47 anos nesta cidade que vi se transformar. Sou formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo e também em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp. Sim, a música também é uma das minhas paixões. Estudo piano e clarinete na Casa da Música. Sou professora de língua portuguesa da rede pública estadual e atuo no ensino médio. Sempre gostei muito de ler, e escrever foi um caminho de fascínio e descobertas. Comecei com poemas e, depois, percebi que minha imaginação me levava para as narrativas. Aprecio romances, mas tenho predileção pelos contos, especialmente os fantásticos.
Escreve: Não ficção; biografia e autobiografia; ficção histórica.
E-mail para contato: julianasantosouza25@gmail.com
MiniBio: Natural de Jacinto Machado - SC, moro em Diadema há mais de trinta anos. Sou advogada e escrevo desde os doze anos de idade.
Escreve: Conto, poesia, crônica, literatura infantil/infantojuvenil, relatos canções.
Produções: Coletânea dos Escritores de Diadema, Editora APMC (2018); Fragmentos Literários, coletânea, Editora APMC (2019) e Bichos da Cidade e do Sítio, edição independente (2024)
E-mail para contato: mllaide@hotmail.com
MiniBio: Sou uma pessoa multidisciplinar. Formei-me em Análise de Sistemas e já trabalhei com atendimento ao público e em cozinhas de confeitaria. Hoje, sou professor na Etec JK (onde me formei), engenheiro de software no PagBank e consultor de banco de dados. Enquanto escritor, fui contemplado pela Lei de Fomento à Cultura PNAB em 2024 com o projeto Espelho de Mim, meu primeiro livro, e participei das antologias poéticas Poetize 2025, A Vida em Poesia Vol. 2 e Palavrágras, sendo esses dois últimos lançados na Bienal do Rio 2025. Poesia é paixão e retratação; também me aventuro em contos e prosas, além de escrever artigos mais técnicos. Apaixonado por cinema e literatura, levo para a tecnologia a mesma visão que tenho para a vida: diversidade não é distração — é combustível.
Escreve: Poesia, contos, prosa, literatura técnica
Produções: “Poetize 2025” (Vivara Editora); A vida em poesia Vol. 2 (Lura); Palavráguas (Arpillera)
E-mail para contato: leonardo98barros@gmail.com
MiniBio: Leonardo Gonçalves Freitas é escritor, pesquisador e gestor cultural, nascido em Teresina (PI) e atuante em Diadema (SP). Mestrando em Administração e Controladoria pela UFC, possui formação técnica em Cinema e Fotografia (SENAC/PI) e bacharelado em Design. É autor dos livros A Rota Invisível da Pobreza no Brasil e Eu Sou Meu Próprio Herói. Integra coletivos como o Observatório da Comunicação Popular e o podcast Escadão. Participa da Câmara Setorial de Literatura de Diadema e recebeu Menção Honrosa por sua atuação em projetos relacionados a direito, periferia e comunicação.
Escreve sobre identidade, resistência e justiça social.
Escreve: Poesia, ensaio, crônica, novela, canção, literatura infantil e infantojuvenil, artigos para sites, blogs e revistas literárias, ficção histórica e fantasia.
Produções: A Rota Invisível da Pobreza no Brasil (UICLAP, 2025); Eu Sou Meu Próprio Herói: Um Guia para Transformar a Realidade e Alcançar a Autenticidade (UICLAP, 2024); A Miséria dos Invisíveis (Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2022).
E-mail para contato: freitasleonardo551@gmail.com
MiniBio: Lucas é bacharel em Regência e mestre em Música pela USP. Atua como regente, educador e pesquisador, com passagens por projetos como o Festival Eleazar de Carvalho (CE), a Lira Musical de Diadema e a Rádio Cultura. Em 2024, coordenou ações culturais e pedagógicas voltadas à formação musical em São Bernardo do Campo e publicou seu primeiro livro: Tocando Histórias – O Legado da Lira Musical de Diadema. Seus interesses transitam entre música, política, memória e práticas coletivas de criação.
Escreve: Relatos históricos.
Produções: Tocando Histórias: O legado da Lira musical de Diadema (Clube de Autores, 2024)
E-mail para contato: producaoali.cult@gmail.com
MiniBio: Nasci em Santo André, na década de 1970, durante toda a efervescência cultural daquele período. Trabalho como professora do Ensino Fundamental I, mas já fui arquiteta e urbanista, e em meus estudos também passei por Serviço Social, Gestão Escolar e História Cultural. Minha escrita é intimista e reflete a forma como enxergo o mundo, por meio da prosa e da poesia. Tenho também alguns artigos científicos publicados na área de Educação.
Escreve: Prosa, poesia, artigos científicos
E-mail para contato: lu.villanineves@gmail.com
MiniBio: Luiz D. Salles — Aparecida, SP. Morador de Diadema. Autodidata, escritor, compositor, fotógrafo e artista visual. Produtor cultural nas áreas de artes, livro, leitura e literatura. Foi membro do Conselho Gestor do “Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas”, em Diadema. Articulador da revista homônima Antena & Raízes e editor das seções Parabólicas e Mirante. Participa de eventos culturais e oficinas de criação textual. Projetos: Sarau Vozes do ABC, Biblioteca de Artes Ilva Aceto Maranesi (2019); Projeto de Escrita Literária Um Olhar é Tudo se Transforma (Lei Paulo Gustavo, 2024).
Escreve: Poesia.
Produções: Alguns poemas (Coletivo Dulcinéia Catadora, 2013); O sorriso das amoras (Giostri, 2015); Imagens no espelho (Ebook Kindle, 2016); Entre a ruga das pedras (Clóe, 2024); Novos Poemas A Embriaguez das horas (Caravana, 2025)
E-mail para contato: ziuul@hotmail.com
M
MiniBio: Ilustrador profissional desde 1991 e artista visual desde 2012, passei a escrever material para o conteúdo do meu blog e redes sociais, além do meu e-book A Linguagem Prática do Desenho, que estou atualizando. Recentemente, meu projeto literário Nena: Selvagem, Corajosa e Protetora foi aprovado pela PNAB para publicação. É a primeira de muitas outras obras que estão a caminho.
Escreve: Não-ficção/Literatura técnica, literatura infantojuvenil.
Produções: A Linguagem Prática do Desenho (Ebook); Desenhado e Pronto Para Voar: construção de planadores (Ebook); Nena - Selvagem, corajosa e protetora (2023)
E-mail para contato: marcospopart@gmail.com
MiniBio: Sou professora e escritora, com foco na literatura infantil. Acredito que a literatura é o que torna o ser humano criativo e mais consciente de seus direitos e deveres.
Escreve: Literatura infantil e infantojuvenil, poesia.
Produções: Antologia O Beijo (Litteris, 1997); As Aventuras de uma Borboleta Muito Colorida (Bookerang , 2024)
E-mail para contato: osmarinaaraujo67@gmail.com
MiniBio: Escrevo desde os 14 ou 15 anos, começando com diários, depois poesia e, posteriormente, algumas crônicas.
Participei de uma oficina de escrita literária no Centro Cultural Nogueira (Diadema/SP), embora não me recorde a data. Fui premiada duas vezes consecutivas como “melhor crônica” pela Mostra de Artes de Diadema (2022 e 2023). Ainda não tenho textos publicados; escrevo mais como forma de protesto e desabafo. Possuo um blog, porém não o atualizo com frequência.
Escreve: Poesia, crônica e em seu próprio blog literário.
E-mail para contato: milene.paula.mp@gmail.com
MiniBio: Mônica Rodrigues e/ou Mônica Xucuru é uma multiartista periférica — atriz, escritora, educadora, performer e diretora teatral. Licenciada em Artes, é pós-graduada em Voz (PPGAC-USP) e formada em Direção Teatral pela Escola Livre de Teatro (ELT), de Santo André-SP.
Atuou no Programa Vocacional, nas Fábricas de Cultura, no Instituto Fernand Braudel, no ponto de cultura CFRT (em Diadema-SP) e na Escola Livre de Literatura. É atriz há 33 anos e, atualmente, atua como educadora na Rede Sesc-SP.
Faz parte, desde sua origem, do coletivo multiétnico Nhande vae’eté. Colabora em diversas ações sociais, entre elas: Grito dos Excluídos, Cordão da Mentira e Mães de Maio.
Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Artes da Cena, do Instituto Itaú Cultural e Célia Helena (turma de 2024). Estreará seu primeiro livro autoral em 2025.
Escreve: Poesia
Produções: Antologia - ABCDelas - Poemas, Editora Clóe; entre outras colaborações em prefácios de autores, entre eles Edson Aquino e Marcelo Torres.
E-mail para contato: sendorodrigues@gmail.com
MiniBio: MOREIRA DE ACOPIARA é o nome artístico do poeta, escritor, dramaturgo e compositor Manoel Moreira Júnior. Nasceu no dia 23 de julho de 1961, no distrito de Trussu, município de Acopiara, interior do Ceará, onde viveu até os 20 anos de idade. Ali foi alfabetizado pela mãe, entre os trabalhos na fazenda e a leitura de livros de autores como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Patativa do Assaré, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Camões e a literatura de cordel, mais as histórias que sua mãe tão bem contava. Os cantadores repentistas, os mestres do mamulengo e os palhaços dos pequenos circos do interior nordestino também foram fundamentais na formação do poeta. Escreve desde adolescente. Reside em Diadema desde o ano de 1984. De 2012 a 2016 trabalhou com alunos privados de liberdade, dentro da cadeia de Diadema. Publicou centenas de folhetos de cordel e trinta e oito livros. Em 2004 foi eleito para ocupar a cadeira de número 04 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC, entidade sediada no Rio de Janeiro, fundada em 1988, e que agrega poetas cordelistas do Brasil inteiro. Desde 2015 preside a União dos Cordelistas, Repentistas e Apologistas do Nordeste – UCRAN, entidade fundada também em 1988 na cidade de São Paulo.
Escreve: Literatura de cordel, músicas e peças teatrais.
Produções: “Atitudes que constroem”, “Mulheres negras inspiradoras”, “Poemas para adiar o fim do mundo”, “O drama de um refugiado”, “Dom Quixote em cordel”, “Lampião na trilha do cangaço”, “Cordel da sustentabilidade” e “Colcha de retalhos”.
E-mail para contato:
O
MiniBio: Natural de São José da Barra (MG), resido em Diadema desde 1974. Sou professor de Matemática (licenciatura plena) aposentado, Psicanalista Clínico, Psicólogo Transpessoal, Homeopata, Fitoterapeuta e Terapeuta Holístico, com 21 anos de experiência. O gênero que mais expressa minha essência é o desenvolvimento pessoal com base espiritual. Gosto de abordar temas como motivação, espiritualidade prática e transformação interior. Em 1994, fundei o Mãos Estendidas, grupo voltado ao estudo da Doutrina Espírita, e, em 2004, o Instituto Pensamento Livre. Em outubro de 2024, publiquei Além dos Horizontes da Mente – Um olhar além do que se lê, uma coletânea de mensagens motivacionais para o dia a dia.
Escreve: Não-ficção
Produções: Além dos Horizontes da Mente: Um olhar do que se lê (ESL, Gráfica e Editora)
E-mail para contato: amanageena@yahoo.com.br
P
MiniBio: Nasci em Floraí, no Paraná, e trabalhei nas lavouras até os 23 anos, quando me mudei para São Paulo — Diadema — para trabalhar na metalurgia. Durante esse período, fiquei com deficiência visual (cego dos dois olhos), mas isso não me abalou. A partir de então, comecei a fazer vários cursos, como massoterapia (que exerço até hoje), fotografia, karatê, desenho, entre outros. No entanto, é através da escrita de poesias que consigo expressar meus sentimentos, por isso busco me aprimorar cada vez mais nessa área.
Escreve: Poesia
Produções: A Cegueira e a Luz (2012); colaboração com o poema Despertador.
E-mail para contato: opescador.jac@gmail.com
MiniBio: Meu nome é Cristiane, sou formada em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo, onde também resido. Sou professora de Educação Básica na Prefeitura de Diadema desde 2017 e escrevi um livro chamado Balada de Frutas, que utilizo como recurso pedagógico em sala de aula com meus alunos, que gostam bastante. No entanto, fiz a impressão manual e caseira do livro e agora busco apoio para sua edição e publicação, para que ele se torne uma obra mais profissional e eu possa apresentá-lo a um número maior de crianças, tanto nas escolas do município de Diadema quanto em outras cidades do Brasil.
Escreve: Literatura infantil e infantojuvenil
E-mail para contato: cristiane.htpc@gmail.com
R
MiniBio: Renato Verso de Souza é arte-educador, MC, produtor cultural, educador social e artista da palavra, residente na cidade de Diadema. Fundador do grupo de rap Trovadores (1999), é membro do coletivo Produto Paralelo (2003), do duo Demorô (2016) e do Mutirão — selo musical. Participa também da ArquiVerso ArteOrquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e lançou os singles “Pensando em Pês” (2020), “Diz Que Fui” (2020) e “Eu Não Consigo Respirar” (2020), parte do Projeto Avulso do Selo Mutirão. Em 2021, lançou o EP Arquitetura do Verso, pelo Selo Mutirão, patrocinado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (2020), com o duo ArquiVerso.
Escreve: Conto, poesia, crônica, canções
Produções: Laboratório de Poéticas (2010); Literatura Hiphopiana (2008); Utopia Literária (2018); Volume 01 - A Cesta do Poeta.
E-mail para contato: versodesouza@gmail.com
MiniBio: Sou natural do Estado do Pará, mais precisamente da cidade de Castanhal. Atualmente, trabalho como operador de máquina em uma empresa localizada em Diadema. Participo de grupos literários e, no momento, integro a Conferência Cultural de 2025 da cidade.
Escreve: Poesia, romance, ficção histórica.
Produções: Um olhar e tudo se transforma (Clóe,2024)
E-mail para contato: soaresrenilton08@gmail.com
MiniBio: Bem, eu nasci no Paraná e concluí o ensino médio. Fiz cursos de design gráfico no Senai. Participei de um concurso de livro de poesias que reuniu vários escritores, e o meu poema está lá como prêmio. Durante anos, trabalhei como arte-finalista para gráficas e silks em Diadema. Agora, sou deficiente devido à diabetes e à esclerose... mas estamos aí, na luta!
Escreve: Poesia
E-mail para contato: calielart@hotmail.com
S
MiniBio: Vivo em Diadema a vida inteira e não conheço lugar melhor do que aqui! Escrevo e me vejo como escritora desde os 10 anos. Sou formada em Licenciatura em Ciências com habilitação em Física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Campus Diadema) e atualmente sou mestranda em Física pela mesma instituição. Trabalho com pesquisa e, no meu tempo livre, pratico kung fu, escrevo, ando de patins, faço crochê, leio, aprendo coisas novas e participo de atividades culturais da cidade, como o clube do livro Leia Mulheres em Diadema.
E-mail para contato: julia.carina@unifesp.br
MiniBio: Sallié Oliveira é escritor e cineasta. Natural de Diadema, é bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Sallié é autor do romance Grande Casa À Beira da Estrada e da coletânea de poesia Guerra no Corpo do Homem, ambos publicados pela Editora Patuá. Sallié também tem trabalhos no cinema e no teatro e já foi selecionado em mais de dez prêmios e editais artísticos nos últimos anos.
Escreve: Conto, poesia, novela, conto, crônica, roteiro, resenha, romance, peça de teatro, literatura infantil, infantojuvenil e juvenil.
Produções: Grande cada à beira da estrada (Pátua, 2021); Guerra no corpo do homem (Pátua, 2022)
E-mail para contato: welsonoliveiradasilva@hotmail.com
MiniBio: Saysha Guerreiro, natural de Belém do Pará, tem 31 anos e reside em Diadema há mais de seis anos. Escreve sobre aquilo que vive. É estudante de Psicologia e entusiasta de idiomas contemporâneos e clássicos.
E-mail para contato: sayshacristine18@gmail.com
Syr Heto
MiniBio: Sou formado pela escola estadual João Ramalho e participei de eventos na Fábrica de Cultura, tocando violão, atuando e lendo roteiros meus e de colegas durante as aulas. Sou formado pelo CAV (Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo), onde apresentei meu TCC a partir do meu livro, utilizando fotografias que tirei em Diadema, com meus personagens admirando essas imagens. A partir disso, comecei a fotografar algumas ruas de Diadema, que edito em tons saturados de preto e branco — cenário em que meus personagens habitam, uma Diadema que se transforma em um mundo manchado por essas cores. Desenho e tenho alguns grafites espalhados; porém, além da escrita, minha maior paixão é o desenho. Dessa paixão surgiram meus personagens e a grande vontade de escrevê-los e apresentá-los ao público.
Escreve: Roteiros.
E-mail para contato: her.vai122@gmail.com
T
MiniBio: Sou nascida em Santo André, venho de uma família nordestina que tiveram poucas oportunidades de estudo. Sou formada Pedagogia com especialização em educação de 0 a 3 anos, neurociências aplicada à educação e neuropsicopedagogia clínica e institucional. Procuro evidenciar em minhas escritas toda a potência e riqueza que as crianças possuem.
Escreve: Literatura juvenil, artigos para sites, blogs, revistas literárias e mini-histórias.
Produções: Entre cachos, laços e identidade (Dialética, 2024)
E-mail para contato: thaiss_costa@yahoo.com.br
MiniBio: Sou nascido e criado em São Bernardo do Campo e hoje resido em Santo André, mas sempre mantive uma relação profissional próxima com o município de Diadema: desde meu primeiro emprego, sempre trabalhei em Diadema ou em bairros próximos. Apesar de ter afinidade com escrita e leitura desde jovem, cursei tecnologia em Mecatrônica Industrial pela Faculdade Termomecânica, por influência do meu pai. Contudo, eventualmente desisti da área de exatas e comecei a prestar concursos públicos, até ser aprovado na Câmara de Diadema. Acredito ter potencial para a escrita e penso em publicar livros futuramente, embora atualmente esteja mais focado em cursar Direito para me aprimorar profissionalmente.
Escreve: Prosa, Fantasia, Ficção histórica
E-mail para contato: thiago.denuni@gmail.com
MiniBio: Thiffane nasceu em São Bernardo e, ainda jovem, mudou-se para Diadema. Apaixonada por tudo que envolve arte, encontrou no teatro sua maior paixão, dedicando-se a essa arte há três anos. Além dos palcos, Thiffane se encanta por música, dança e todas as formas de expressão artística, sempre buscando maneiras de expandir seu talento e sua criatividade. Seu amor pela arte é o que impulsiona seus sonhos.
E-mail para contato: borgesthiffane@gmail.com
V
MiniBio: Nasci na cidade de São Paulo há 53 anos, mas vivi, estudei e trabalhei a vida inteira em Diadema. Sou professora de Educação Básica I, aposentada pela Prefeitura Municipal de Diadema desde 2021. Atualmente, atuo na rede municipal de educação de São Paulo. Tenho diversos títulos publicados, incluindo poesias, literatura infantil e manifestos. No momento, estou finalizando dois ensaios: um sobre minhas vivências com o Alzheimer e outro sobre as interações com meu sobrinho autista.
Escreve: Poesia, crônica, literatura infantil e infantojuvenil, artigos para sites, blogs ou revistas literárias, ensaios.
E-mail para contato: vandecadedeca@gmail.com
MiniBio: Vanessa Fortino é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (UNIP). Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de trabalhar com renomados arquitetos, como Oscar Niemeyer e Aflalo & Gasperini. Além da graduação, Vanessa possui pós-graduação em Artes Visuais, Engenharia de Segurança do Trabalho e um MBA em Gestão de Negócios Imobiliários. Atualmente, dedica-se aos estudos e atua como professora oficineira de Artes Plásticas nos Centros Culturais de Diadema. Natural de São Paulo, Vanessa já morou em diversas cidades, estados e até países, mas escolheu Diadema como sua cidade de residência há quatro anos. Encantada com o município, não tem pretensões de sair e se declara profundamente envolvida com sua comunidade local.
Escreve: Obras de não-ficção
Publicações: Síntese do Redondão: Com Análise Urbanística Social (Ebook Kindle, 2024)
E-mail para contato: vanessa.fortino@gmail.com
W
MiniBio: Wagner de Santana Lima nasceu em Diadema-SP, em 1985. Economista e filho de uma família nordestina, foi aluno do Senai Diadema e exerceu sua primeira função pública como recenseador do IBGE em 2010. Atualmente, é servidor público em Diadema e atuou como conselheiro fiscal do IPRED — Instituto de Previdência do Servidor Público de Diadema — no período de 2022 a 2025.
Escreve: Não ficção.
Produções: Diadema Ltda.: Limitada de ideias, políticas públicas e pela incompetência (Dáblio, 2024).
E-mail para contato: wagner_slima@yahoo.com.br
MiniBio: Profissional de comunicação na área de jornalismo, com mais de 15 anos de experiência, principalmente como repórter em jornal impresso e na internet. Vencedor do Prêmio FIESP/CIESP de “Melhor Reportagem”, atuo como diretor de comunicação na Câmara de Diadema desde 2011. Nesse período, escrevi e publiquei o livro Câmara Municipal de Diadema – 55 anos: A história de todas as legislaturas de 1960 até 2016.
Escreve: Poesia, reportagem, não-ficção/literatura técnica, artigos para sites, blogs e revistas literárias, ficção histórica
Produções: A História de todas as legislaturas de 1960 até 2016 - Câmara Municipal de Diadema 55 anos (PDF)
E-mail para contato: wilsondesa@hotmail.com